Ribeirão Preto, Domingo, 26 de Setembro de 2010

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Loja investe na consultoria de moda para atrair cliente

Com capacitação, vendedoras passam a oferecer orientação especializada

Aos poucos, consultoria se transforma em uma tendência em lojas que atendem o público A, em Ribeirão Preto

LIGIA SOTRATTI
DE RIBEIRÃO PRETO

"Ficou ótima em você", diz a vendedora para a cliente que experimenta uma blusa. A frase comum nas lojas, na tentativa de convencer a consumidora a levar algum produto, com frequência é vista com desconfiança.
Mas quem tem receio do falso elogio pode ser surpreendida com o delicado "toque" de que aquela peça não lhe cairá bem.
Para evitar indicações erradas, lojas de roupas de Ribeirão Preto têm investido na capacitação de suas vendedoras, que recebem orientação de consultoras especializadas em moda.
Mais do que divulgar para as consumidoras as tendências, a intenção é dar orientações técnicas, como o tipo de silhueta de cada mulher, modelos indicados, cores e tamanhos. É o famoso "certo e errado" de revistas de moda em versão prática e como cortesia para as clientes.
Em Ribeirão, esse tipo consultoria já é realizada principalmente em lojas voltadas para o o público A.
A Boutique Maria Teresa é um exemplo dessa profissionalização do atendimento ao consumidor de moda. Em apenas três meses de funcionamento a loja já fidelizou clientes graças à orientação personificada, que conta até com personal stylist.
"Falo o que está bom, sugiro outras peças quando não ficou legal. É importante a pessoa ter confiança no que vai levar", disse Marcela Bocalon Rosa, personal da Boutique Maria Teresa.
É com essa mesma proposta que a loja multimarcas Ammirati, no Boulevard, promove treinamentos periódicos para sua equipe.
"O conceito de vendedor mudou muito. Não existe mais o vendedor balconista, é um consultor de vendas. É preciso saber o estilo de vida do cliente, o que ele busca, para se sentir bem e levar o que gosta", disse a supervisora Rosana Freire.
Roupas coloridas, leves, com um despojamento típico carioca. Essa é a característica da marca de roupas Enjoy, inaugurada há dez meses no RibeirãoShopping.
Para a proprietária da Enjoy, Graziela Dongo, não é apenas o produto de qualidade que vai garantir o sucesso de uma loja.
"Não é só indicar a roupa. Tem que saber onde a cliente vai usar, os acessórios que combinam e até sugerir um penteado. É muito importante a equipe se manter atualizada", disse Dongo.
Cada vez que a coleção é trocada, um novo treinamento é passado para as consultoras conhecerem as novas peças que estarão à venda na estação seguinte.
Frases como "está todo mundo usando" ou "é igual da novela" são proibidas na Enjoy. A proposta é entender o estilo da cliente e ver o que se encaixa no seu perfil.
"Acaba sendo uma personal que você tem de graça na loja ", disse a farmacêutica Ana Paula de Felício Batista, 31, consumidora assídua da Boutique Maria Teresa.


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