Ribeirão Preto, Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Comunicador anuncia a própria morte em alto-falante em Nova Europa

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Durante 30 anos, a música italiana "Il Silenzio" foi a canção de fundo escolhida por Nelson Fortunato, comunicador de mortes, para anunciar, pelo alto-falante instalado no cinema, mais um falecimento em Nova Europa, cidade de 10.092 habitantes.
Há dez anos, Fortunato deixou a função pela saúde frágil. Anteontem, porém, aos 90 anos, voltou ao alto-falante da torre da igreja para anunciar sua própria morte.
Numa fita cassete, o comunicador havia gravado sua nota fúnebre, divulgada pela rádio. "Estou anunciando o meu falecimento, falecimento de Nelson Fortunato. Como foi gravado com antecedência, não tenho a hora do enterro. Mas o importante é que todos saibam que eu morri", diz a mensagem.
Fortunato projetava filmes no antigo cinema. Sem rádio ou jornal, o alto-falante era o meio de anunciar velórios e até achados e perdidos. "As pessoas o procuravam com os dados do parente falecido para ele anunciar", conta o neto Eduardo Giro, 37.
Funcionário público, vereador e até vice-prefeito, Fortunato era católico fervoroso. No Natal, construía no quintal um presépio com peças em movimento. "Penso que ele era o MacGyver da época dele. Com os poucos recursos que tinha, fazia de tudo", disse o radialista Sidnei Ricardo, 37, que hoje é encarregado dos anúncios.


Texto Anterior: Cultura: Artesãos farão objetos de cana e café em Ribeirão
Próximo Texto: Ladrão leva R$ 309 mil de loja em shopping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.