Ribeirão Preto, Terça-feira, 27 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preso usa copo de plástico para fugir de DP em Ribeirão

Jandson Farias Pinto desfiou o copo e usou os filetes para abrir as algemas

Homem ainda não havia sido achado até a noite de ontem; delegado descarta facilitação e corregedoria vai apurar o que houve

RAQUEL ILIANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Um homem preso por furto fugiu anteontem da delegacia de plantão de Ribeirão Preto após se livrar das algemas com um copo plástico. Ele estava sozinho numa sala da unidade policial e, após se libertar, quebrou o vidro de uma janela, por onde saiu. A Corregedoria da Polícia Civil vai investigar como a fuga aconteceu. Jandson Farias Pinto, 20, continuava foragido até o início da noite de ontem.
O delegado seccional de Ribeirão, Rafael Rabinovicci, disse que Farias Pinto desfiou um copo plástico e usou as tiras para abrir as algemas que prendiam seus pulsos.
Segundo Rabinovicci, Farias Pinto foi preso na manhã de anteontem acusado de furtar mercadorias do supermercado Gimenes da avenida Caramuru. "Ele tentou furtar ontem [anteontem] o mesmo supermercado que havia furtado no dia 2 de janeiro e foi preso de novo [foi solto depois]", afirmou o delegado seccional.
Já na delegacia, Farias Pinto foi levado a uma espécie de sala de espera, chamada de sala de averiguação, e aguardava, algemado, o escrivão terminar o seu flagrante. Pediu então um copo d"água.
"Ele estava no aguardo para ser removido para uma repartição prisional adequada. Ele ficou pouco tempo sozinho na sala e neste curto período de tempo desfiou o copo de plástico e, com os filetes dele, conseguiu abrir as algemas e fugindo pelo vitrô da sala", disse Rabinovicci.
A polícia não autorizou fotografias da sala. O delegado seccional disse que comprometeriam a segurança do local.
O delegado Rabinovicci disse descartar facilitação da fuga do acusado. "Todas as pessoas que estavam no plantão contam com o nosso respeito e confiança de que a fuga não foi facilitada. Foi acionada a perícia para se confirmar o que realmente aconteceu e já foi aberta investigação na nossa Corregedoria para que se tomem as providências necessárias e cabíveis", informou o delegado.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou em nota enviada por e-mail que a corregedoria vai investigar a fuga do plantão.
Em junho do ano passado, nove de 11 presos de uma cela improvisada no 1º DP, onde também fica o plantão policial, fugiram por um buraco feito na parede que media cerca de 60 centímetros.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Foco: Reintegração de terreno é adiada e famílias invasoras dizem não ter alternativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.