Ribeirão Preto, Sábado, 27 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE

Morre engenheiro pioneiro no uso de álcool em aviões

DA FOLHA RIBEIRÃO

Morreu anteontem, aos 93 anos, o professor Romeu Corsini, engenheiro da USP de São Carlos, um dos cientistas pioneiros no uso do álcool como combustível para aviões. O docente estava em sua casa quando teve um derrame. Ele chegou a ser atendido, mas morreu a caminho do hospital.
Formado em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da USP, Corsini atuou no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) no fim da década de 1930 e foi responsável por implantar pesquisas sobre combustíveis renováveis. É dele a patente do motor a álcool pré-vaporizado e do combustível obtido do alcatrão de biomassa.
Corsini também iniciou o projeto de miniusinas de álcool integradas para a produção de etanol de alta qualidade e de baixo custo.
Nos anos 1950, o engenheiro foi um dos fundadores da Escola de Engenharia de São Carlos, onde foi diretor entre 1975 e 1979. Segundo nota da USP, o velório foi ontem em São Carlos e o corpo de Corsini seguiria por volta das 14h para Jardinópolis, onde seria sepultado.


Texto Anterior: Prefeitura não pode fazer evento agora, diz Dárcy
Próximo Texto: Polícia: Feirante é morto a tiros em chácara de Ribeirão Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.