Ribeirão Preto, Terça-feira, 27 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na região, um quarto das candidaturas é contestado

De acordo com a Justiça Eleitoral, 23 dos 92 candidatos foram impugnados

Maioria é filiada ao PV e PSOL; partidos alegam que a burocracia os impediu de retirarem os documentos pedidos


DE RIBEIRÃO PRETO

Um quarto dos candidatos a deputado federal e estadual da região de Ribeirão Preto está impugnado, segundo a Justiça Eleitoral. São 23 registros de candidaturas contestados entre 92 nomes.
A maior parte das impugnações são feitas pela Procuradoria Regional Eleitoral, que diz que elas ocorrem por condenação criminal ou falta de comprovantes de que não há pendências na Justiça.
O resultado é parcial. O Tribunal Regional Eleitoral tem até o próximo dia 5 para julgar e divulgar todos os registros. Os impugnados apresentam defesa em até sete dias após a notificação.
Por enquanto, os partidos com maior número de impugnações na região são PV e PSOL, ambos com quatro nomes contestados. As legendas atribuem isso a exigências burocráticas.
"Os candidatos tiveram dificuldades para apresentar a documentação no prazo. São certidões criminais que não eram solicitadas antes [da Lei da Ficha Limpa]", disse o secretário de organização do PV, Alexandre Bissoli.
A greve do Judiciário, diz, dificultou a retirada de comprovantes. "A equipe jurídica do partido está trabalhando na defesa dos candidatos."
José Lopes Nei, do PSOL de Araraquara, disse que candidatos do partido não têm problemas "éticos" e enfrentam a mesma burocracia.
Entre 23 impugnados estão Airton Garcia (DEM), Newton Lima (PT), Marcos Papa (PV), Maria Zeferina Baldaia (PSDB), Uebe Rezeck e Samir Nassbine (PMDB), Hélio Bastos (PDT), o vereador Oliveira Junior e seu filho Léo Oliveira Junior (PSC).
A lista completa está nos sites www.tse.gov.br e www.presp.mpf.gov.br.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Saúde estuda mandar SMS para pacientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.