Ribeirão Preto, Terça-feira, 27 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde estuda mandar SMS para pacientes

Objetivo é lembrar sobre consultas médicas agendadas em postos e reduzir as faltas

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

A Prefeitura de Ribeirão estuda enviar mensagens de texto por celular -SMS- ou telefonar para pacientes que agendaram consultas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é diminuir as faltas e otimizar os atendimentos na rede básica.
Atualmente, a prefeitura envia cartas aos pacientes, mas o serviço é considerado caro e não tem a eficiência esperada. A Secretaria da Saúde estima que entre 30% e 40% das consultas marcadas não ocorrem por faltas.
Segundo o secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, o índice de faltas é alto e prejudica não só a prefeitura, que gasta com um serviço que não é realizado, mas os pacientes, que acabam indo direto ao pronto-atendimento das Unidades Básicas Distritais de Saúde, superlotando o sistema.
"A consulta que não é realizada acaba sendo uma perda de tempo e de recursos."
Além das faltas, Miranda diz que a secretaria está trabalhando com funcionários que marcam as consultas.
"Algumas vezes observamos que há consultas disponíveis, mas por falha do profissional essa vaga não é disponibilizada. Para melhorar essa situação estamos reformulando as agendas."
No ano passado o Poupatempo adotou o sistema de enviar SMS aos usuários que se cadastraram para lembrá-los sobre o atendimento.


Texto Anterior: Na região, um quarto das candidaturas é contestado
Próximo Texto: Médicos vão ter um código de conduta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.