Ribeirão Preto, Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região tem 27% dos casos de dengue de SP

Ribeirão Preto lidera lista, com 1.366 registros, seguida por Ibitinga e Guaíra

Problemas para contratar agentes da Vigilância Epidemiológica fez o total de casos saltar de 15 para 140 em Ibitinga

LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A região de Ribeirão atingiu 1.863 casos de dengue no primeiro semestre deste ano, o que representa 27,6% do total de casos notificados em todo o Estado -6.748. A doença foi registrada em 39 municípios.
No topo do ranking está Ribeirão, com 1.336 notificações. Em seguida aparecem Ibitinga, com 140, Guaíra (51), Taquaritinga (50) e Barretos (46). Os dados são do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado.
Em Ibitinga, o número de casos saltou de 15, em todo o ano passado, para 140, somente na primeira metade de 2009. Segundo a prefeitura, o boom ocorreu devido a problemas na contratação de agentes epidemiológicos, que fazem vistoria de focos do mosquito transmissor da doença, e às chuvas.
Uma lei municipal determina que, a cada dois anos, os agentes sejam demitidos e novos funcionários sejam contratados por meio de concurso. A Vigilância Epidemiológica conseguiu contratar 20 novos agentes no fim de maio -até então, contou com somente 12.
Em Ribeirão Preto, de acordo com o Controle de Vetores da Secretaria da Saúde, o aumento é reflexo da introdução de um novo exame, que consegue identificar mais casos.
"No ano passado, tivemos muitos casos inconclusivos, ou seja, a pessoa era notificada mas não voltava para fazer o exame que atestava a doença. Este ano, desde março, temos um teste rápido, feito no terceiro dia após os primeiros sintomas", afirmou a chefe do Controle de Vetores, Cristina O"Grady Lima.


Texto Anterior: Polícia: Cocaína e crack são pegos em Ribeirão
Próximo Texto: Saúde: Mulher morre com suspeita de gripe suína em Serrana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.