Ribeirão Preto, Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Ribeirão atraiu muitos nos anos 80

DA FOLHA RIBEIRÃO

Para o município de Sertãozinho, os exemplos vêm de fora. No final da década de 80, Ribeirão Preto ganhou o apelido de "Califórnia brasileira" e viu chegar à cidade milhares de pessoas em busca do sonho de um emprego bem remunerado.
"Falava-se, na época, que Ribeirão nunca era atingida por crises, e que era a região mais rica do interior do país, assim como ocorria, na época, com a Califórnia. Por isso criaram esse termo", disse o diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Antônio Vicente Golfeto. Para ele, a exposição na mídia traz uma série de problemas. "Em vez de atrair investidores, esse tipo de notícia atrai o predador. É aquele que vem explorar a cidade."
No início desta década, Franca viveu processo parecido. Com o dólar em alta, as exportações do setor calçadista explodiram, aquecendo a indústria e atraindo mão-de-obra.
Para o prefeito eleito de Sertãozinho, Nério Garcia, a exposição da cidade na mídia também pode trazer bons investidores. "O empresário que está na capital ou outras localidades do país fica interessado em instalar sua empresa em Sertãozinho. Por isso estamos concluindo o distrito industrial em Cruz das Posses", disse.
Segundo Garcia, a migração só não é maior devido à necessidade de qualificação. "Creio que as pessoas sabem que há essa necessidade."


Texto Anterior: Sertãozinho tenta barrar o efeito "Califórnia brasileira"
Próximo Texto: Eleições: 4.000 eleitores justificam voto em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.