Ribeirão Preto, Domingo, 28 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CULTURA

Aos 40, Museu Portinari planeja restauro do prédio

DA FOLHA RIBEIRÃO

No mês em que completa quatro décadas de existência, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, aguarda aprovação de um projeto para restauro da edificação do prédio.
Angélica Fabbri, museóloga e diretora da Acam (Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari), entidade que mantém o local com o Estado, disse precisar do aval do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para programar a obra. A instituição é tombada pelo Estado e pelo governo federal.
Ainda não há custo estimado, mas o pacote de recuperação inclui todo o prédio, que possui em suas paredes obras de Candido Portinari. A última restauração no museu ocorreu em 2004, na Capela da Nonna -cômodo que o pintor mandou construir em 1941 para a sua avó e onde pintou murais com figuras bíblicas que tinham a fisionomia de amigos e familiares.
O local, que investe em formação de público com ações educativas e agendamento de escolas, recebeu, segundo a Acam, 98 mil pessoas em 2009 -sendo 12,6 mil espontâneo e, o restante, de pessoas que participaram de atividades e oficinas desenvolvidas pelo museu.


Texto Anterior: Prepare-se: Altinópolis terá nova edição do Forró da Lua Cheia
Próximo Texto: Botafogo busca reabilitação contra lanterna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.