Ribeirão Preto, Terça-feira, 28 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise econômica deve frustrar previsão otimista do governo

DA FOLHA RIBEIRÃO

A crise econômica que assola a economia mundial desde novembro de 2008 deve frustrar a previsão otimista do Estado de alcançar a meta de mecanizar 100% das lavouras paulistas de cana-de-açúcar até 2012.
Até o fim do ano passado, o governo divulgava que os objetivos do Protocolo Agroambiental seriam alcançados daqui a três anos, embora o prazo previsto na assinatura do protocolo seja 2014. O discurso mais otimista, agora, é para o fim de 2013.
"A evolução do maquinário no campo perdeu força, embora ainda estejamos otimistas em antecipar o prazo limite", disse o coordenador do projeto "Etanol Verde", Ricardo Viegas, agrônomo da Cetesb.
A evolução abaixo do esperado pode ser percebida nos dados consolidados do processo de mecanização referentes à safra passada, divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura. O ano fechou com 49,1% dos canaviais colhidos com máquinas, embora a meta para o período fosse de 50%.
Na safra passada, que teve 3,9 milhões de hectares colhidos, a mecanização avançou 157 mil hectares em relação ao ciclo 2007/08.
Na região de Ribeirão, no entanto, estima-se que o índice de mecanização já ultrapasse 70%, o que mantém, ao menos nesta parte do Estado, uma projeção otimista quanto ao cumprimento do protocolo. Ainda assim, há sinais de que a crise atrapalhou. "Aquela antecipação para 2012 sempre foi citada pelo Estado. As usinas sempre se preocuparam em cumprir o protocolo que determina 2014 como prazo. Ainda assim, digo que estamos em uma situação confortável na região", afirmou o diretor regional da Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), Sérgio Prado.
Para José Carlos de Lima, do grupo de pesquisas Markestrate, ligado à USP (Universidade de São Paulo), a falta de crédito para a compra de máquinas deve interferir na mecanização.
"Foi um atraso geral, que o setor deve acusar. Apesar disso, ainda acredito na retomada", disse.


Texto Anterior: Comissão de secretarias vai fiscalizar usinas signatárias
Próximo Texto: Franca: Vereadores criticam trabalho da PM no trânsito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.