Ribeirão Preto, Sexta-feira, 28 de Outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atendimento de trauma cresce 57% no HC de Ribeirão

Cirurgias ortopédicas correspondem a até 70% dos procedimentos realizados na unidade de emergência

Especialistas dizem que é preciso reforçar a fiscalização no trânsito para reduzir acidentes e número de vítimas

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

A média de atendimentos mensais do ambulatório de trauma do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto subiu de 140 para 220 nos últimos dez anos -um crescimento de 57,1%.
A estimativa é do médico Mauricio Kfuri, presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico e coordenador do ambulatório da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Na unidade de emergência do HC, as cirurgias de trauma correspondem entre 50% e 70% dos procedimentos de urgência realizados semanalmente. Para atender à demanda de pacientes, a ortopedia precisa utilizar leitos de outras especialidades. "Temos oficialmente de 10 a 12 leitos na unidade de emergência. Prescrevemos todos os dias de 25 a 27 pacientes, o que significa que ocupamos mais de duas vezes o número de leitos", diz Kfuri. O crescimento nos casos de trauma ortopédico, segundo o especialista, está relacionado a fatores como o envelhecimento populacional e a facilidade de acesso às motocicletas -veículos que impulsionam as estatísticas de acidentes de trânsito.
Em um acidente no anel viário, no último dia 15, o cozinheiro Ricardo Cardoso dos Santos, 32, fraturou o fêmur, o joelho, os dedos da mão direita e o pulso. Nesta semana, deve começar a fazer fisioterapia, mas não sabe quando voltará a andar. "Não queria nem ter comprado a moto, mas minha situação financeira não permite [comprar um carro]. Agora não quero nem pensar em voltar a usá-la".
Especialista em trânsito e transporte, o professor Coca Ferraz, da USP de São Carlos, afirma que governo federal, Estado e municípios precisam investir em políticas de segurança no trânsito para reduzir o número de acidentes e, consequentemente, o de vítimas. Dados da Transerp indicam que Ribeirão registrou cerca de 17 mil acidentes de trânsito no ano passado. O promotor Sebastião Sérgio da Silveira diz que tem cobrado da prefeitura o aperfeiçoamento da fiscalização.

ORIENTAÇÃO
Amanhã e sábado, Mauricio Kfuri fará duas palestras sobre trauma no Stream Palace, em Ribeirão. O primeiro dia de evento será voltado para profissionais da área de ortopedia. No sábado, o médico fará uma palestra gratuita, a partir das 10h, sobre prevenção de acidentes que levam a traumas.


Texto Anterior: PM da região de Ribeirão Preto vai intensificar patrulha
Próximo Texto: Dia do servidor: Ribeirão e Franca mantêm serviços públicos essenciais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.