Ribeirão Preto, Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital pode gerir unidades em Jardinópolis e Serrana

DA FOLHA RIBEIRÃO

Dois hospitais da região esperam uma decisão do governo do Estado para passar a ser administrados pelo HC de Ribeirão: o Hospital de Serrana e a Santa Casa de Jardinópolis.
No caso de Serrana, uma reunião na próxima semana entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde, HC e prefeitura deve definir o destino da unidade hospitalar, que está pronta desde março de 2008 mas não atende por falta de equipamentos e profissionais.
A obra do hospital foi feita pela Prefeitura de Serrana, que tenta repassá-lo ao governo do Estado. A ideia é que ele abrigue um centro especializado em ortopedia e sirva como um centro de referência regional para esse tipo de tratamento.
Segundo o prefeito de Serrana, Nelson Garavazzo (PT), a unidade possui 120 leitos, com centro cirúrgico e UTI adulta e neonatal já finalizadas.
"Nós fizemos a nossa parte, cedemos a estrutura pronta. Agora estamos esperando o Estado definir o que vai fazer com o hospital", disse Garavazzo.
O prefeito afirmou esperar que, dentro de 30 dias, os funcionários e os processos licitatórios para os equipamentos comecem a ser contratados, para que o hospital inicie o funcionamento em breve.
Já as negociações para que o Hospital das Clínicas assuma a Santa Casa de Jardinópolis, iniciadas desde que a entidade fechou as portas, em setembro do ano passado, continuam paralisadas, de acordo com o prefeito José Jacomini (PPS).
Segundo o superintendente do HC, Milton Laprega, houve impasse na concepção do projeto que iria ser efetuado no prédio da antiga Santa Casa.
Para o HC, o prédio serviria para abrigar leitos de retaguarda, e não para atendimento geral, como era o desejo do conselho da entidade.
O prefeito de Jardinópolis afirmou que espera que o conselho da Santa Casa faça outra proposta, já que somente o órgão tem poder para decidir o futuro da unidade de saúde fechada. "Eu estou apenas intermediando essa situação, mas se não sair um acordo com o HC, podemos buscar outras alternativas", afirmou Jacomini. Ele não disse quais seriam as alternativas para a Santa Casa de Jardinópolis.
Depois de ouvir Jacomini, a Folha não conseguiu localizar membros do conselho da Santa Casa, que atualmente está sem diretoria constituída.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, ambos os projetos estão sendo analisados pela equipe técnica da pasta.


Texto Anterior: HC perde verba para investimentos em 2010
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.