Ribeirão Preto, Quarta-feira, 29 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barbieri quer mudar trânsito em Bulevar de Araraquara

Caso a mudança seja aprovada, o tráfego de carros voltará a ser permitido na via

Teste do novo modelo de circulação de veículos na Nove de Julho deve começar dentro de 30 dias, de acordo com a prefeitura


BRUNA SANIELE
DA FOLHA RIBEIRÃO

O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), quer mudar o trânsito do Bulevar Nove de Julho, onde atualmente só é permitida a passagem de ônibus e táxis. O pedido foi feito pelas associações comerciais da cidade.
Caso a mudança seja aprovada, o tráfego de automóveis voltará a ser permitido. Na prática, é possível ver motoristas que já trafegam pela via sem se preocupar com multas.
Anteontem o prefeito se reuniu com a Guarda Municipal, os secretários de Trânsito e Transportes e Desenvolvimento Urbano e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) para definir as mudanças. O projeto prevê uma nova organização das linhas municipais de ônibus no centro, que passariam a usar a rua Zero, em vez da rua Dois.
No Bulevar, seriam usados micro-ônibus. O prefeito pediu um estudo dos impactos da mudança à gerência de trânsito. "Essa foi uma das propostas de campanha do prefeito. Pedimos a mudança pois achamos que ela vai ser positiva para impulsionar o comércio", disse o vice-presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Antônio Deliza Neto.
Implantado na gestão petista de Edinho Silva (2001-08), o Bulevar já foi liberado só para carros, assim como os automóveis já foram proibidos de circular na via. Um teste do novo modelo de circulação deve vigorar em 30 dias -a população será consultada das mudanças.
"A prioridade no trânsito é o pedestre, mas a zona central é um shopping aberto e os próprios sindicatos procuraram o prefeito. Vamos verificar qual a melhor opção para a cidade", disse Joel Carrera, coordenador de Trânsito e Transporte.
Para Sônia de Fátima Batista, 41, gerente de uma loja de calçados no Bulevar, a medida é boa. "Vai ter mais clientes."
Para o especialista em transportes da USP de São Carlos, José Bernardes Felex, a medida é eficaz para a cidade. "Há duas melhorias principais: facilita o tráfego, pois cria mais um local para passagem de veículos, e melhora o comércio na região, que atualmente está fora da rota dos consumidores", disse.


Texto Anterior: Polícia: Gari se fere com seringa em lixo de hospital
Próximo Texto: Questão agrária: Grupo de sem-terra é retirado de fazenda em Serrana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.