Ribeirão Preto, Domingo, 29 de Maio de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Consumo de café cresce entre jovens, diz estudo

Bebida só perde para a água e bate refrigerante

Edson Silva-24.mar.2011/Folhapress
Elaine dos Santos arruma sorvetes usados em campanha contra a dengue em São Joaquim

DE RIBEIRÃO PRETO

O público que consome café está mudando e os jovens brasileiros fazem parte desse quadro. Eles estão bebendo cada vez mais o produto.
É o que diz estudo da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) e do Ministério da Agricultura.
A pesquisa "Tendências de Consumo de Café", divulgada nesta semana, indica que 91% de jovens com idade entre 15 e 19 anos declararam tomar café em 2010.
Há oito anos, o percentual era de 83%. Já entre o público de 20 a 26 anos, o percentual passou de 83% para 90% no mesmo período.
"O café está mais acessível com máquinas de expresso ou lojas em pontos de encontro, como shoppings, faculdades, escritórios, o que aumenta o consumo", diz o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszkowicz.
Segundo o estudo, a bebida fica atrás apenas da água e à frente dos refrigerantes. O consumo fora de casa aumentou 307% em oito anos.
A Starbucks, rede presente em São Paulo, Rio e Campinas, especializada em cafés, confirma a tendência.
Segundo a empresa, lojas instaladas em shopping centers, próximas às salas de cinema, estão atraindo clientes jovens, que trocam o combo de pipoca e refrigerante por bebidas geladas à base de café antes de assistir o filme.
"A descoberta de cafés à base de leite, gelados e doces permite o consumo do café, uma bebida diurna, em horários avançados, ao final da tarde, às vezes em happy hour", diz Herszkowicz.
De acordo com ele, o avanço das redes de cafeterias para o Nordeste deverá incrementar o consumo da bebida, ainda mais presente nas regiões Sul e Sudeste.
(ELIDA OLIVEIRA)


Próximo Texto: Foco: São Joaquim distribui 27 mil picolés em ação antidengue
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.