Ribeirão Preto, Sábado, 29 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola estadual de Ribeirão lidera ranking da USP

Otoniel Mota foi a que mais aprovou entre os estabelecimentos do Estado, seguida pela Tomas Alberto Whatelly, também de Ribeirão

DA FOLHA RIBEIRÃO

Três escolas estaduais da região -duas de Ribeirão e uma de São Carlos- foram as que mais aprovaram candidatos no último vestibular da Fuvest, segundo levantamento da USP (Universidade de São Paulo) feito somente com estabelecimentos vinculados à Secretaria de Estado da Educação.
De Ribeirão, a Otoniel Mota, com 27 aprovados, e a Tomas Alberto Whatelly, com 26, ocuparam as primeiras posições. Completa o pódio a são-carlense Álvaro Guião, com 19 alunos que garantiram vaga na USP.
Em comum, as três têm o fato de estarem no centro das cidades, terem corpo docente estável, estarem integradas com universidades em projetos e, devido às vagas disputadas, receberem alunos dedicados, dizem dirigentes das escolas.
Para a diretora-substituta do Otoniel Mota, Audrey Simone Lopes Cordeiro Longaresi, a integração entre alunos, professores e direção, além da estrutura física, são os diferenciais do colégio. Isso só é possível, segundo ela, porque os professores, em geral, possuem vários anos de dedicação, o que cria vínculo com os estudantes.
O fato de a escola ser voltada somente ao ensino médio também ajuda, diz Longaresi. "Todas as nossas atenções se voltam para esse público." Só para o terceiro ano do ensino médio, a Otoniel Mota possui 19 turmas, com 40 alunos cada.
A experiência dos docentes é tida como o ponto forte da Álvaro Guião por sua diretora, Regina Célia Garcia Ferreira. "Pena que estamos perdendo alguns, que se aposentam, e é difícil repor no mesmo nível."
De acordo com Ferreira, a tradição e a localização da escola fazem com que ela atraia estudantes que normalmente estariam matriculados em instituições privadas, o que contribui para o nível do ensino.
O nível socioeconômico dos alunos, selecionado por fatores como os custos de acesso ao centro, influencia na qualidade do ensino, de acordo com Wanderley Rodrigues de Souza, vice-diretor da Tomas Alberto Whatelly. Em 2009, 30,1% dos ingressantes na Fuvest eram de escola pública.


Texto Anterior: Evento: Ribeirão sedia encontro de agências de viagens
Próximo Texto: Dez se ferem em brinquedo de parque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.