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Ribeirão tem 6ª maior frota por habitante de São Paulo
Cidade tem 1,69 morador por carro; há 4 anos, tinha 2,2 e ocupava a 14ª posição
"A cidade precisa de obras, adaptações, sinalizações e novos estacionamentos,
ou o trânsito vai parar",
diz chefe da Transerp
LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO
JOSÉ BENEDITO DA SILVA
EDITOR-ASSISTENTE DA FOLHA RIBEIRÃO
Na casa da universitária Angélica Ferreiro Capellaro, 21,
cada um tem seu próprio carro.
Para ir à faculdade, ela usa seu
Cross Fox. O irmão, também
estudante, vai de Vectra, enquanto os pais vão ao trabalho
de Pólo e Astra.
Se ainda não registra a média
de um morador por veículo, como acontece na casa de Angélica, Ribeirão Preto vê sua frota
de carros, motos, caminhões e
outros veículos crescer mais
que a população.
Levantamento feito pela Folha a partir de dados atualizados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
e do Denatran (Departamento
Nacional de Trânsito) mostra
que Ribeirão tem a sexta maior
frota proporcional do Estado,
com 1,69 morador por veículo.
O índice representa um grande
avanço em relação a 2004,
quando a cidade tinha 2,22 habitante por veículo e ocupava o
14º lugar no ranking.
Segundo o último balanço do
Denatran, referente ao mês de
setembro, a frota de Ribeirão é
de 329.837 veículos, contra
244.262 em setembro de 2004:
um aumento de 35%.
"As cidades de Ribeirão e região vão sofrer mais que as
grandes capitais, pois não têm
metrô ou sistema de transporte
público adequado e, muitas vezes, sequer um departamento
de trânsito", disse o engenheiro
e consultor em trânsito Horácio Figueira, membro da Abramet (Associação Brasileira de
Medicina de Tráfego).
Os números mostram a força
do interior no setor automobilístico. Em 2004, nenhuma cidade da região aparecia entre as
dez maiores frotas proporcionais do Estado -entre as 20
primeiras, só havia Ribeirão.
Atualmente, Orlândia também
está entre as dez: é a sétima colocada no ranking estadual (leia
texto nesta página).
Além disso, dados da Secretaria de Estado da Fazenda relativos aos nove primeiros meses do ano revelam que a arrecadação de Ribeirão com o IPVA cresceu de R$ 59,099 milhões em 2007 para R$ 72,543
milhões neste ano, um aumento de 22,7%, superior ao do Estado -foi de 16,8% (R$ 3,030
bilhões para R$ 3,540 bilhões).
"Estamos próximos do índice das grandes metrópoles, que
é de 1,3 habitante por veículo. A
cidade precisa de adaptações,
obras, sinalizações, construção
de novos estacionamentos, senão o trânsito vai parar", disse
Antonio Carlos Muniz, superintendente da Transerp. Segundo ele, Ribeirão pode oferecer o melhor sistema de transporte, mas as pessoas querem
ter o próprio veículo.
A prefeita eleita Dárcy Vera
(DEM) disse que se preocupa
com o trânsito. "Apresentei um
projeto na Secretaria de Transportes para a criação de um
centro de distribuição de cargas que visa diminuir o número
de caminhões que entram e
saem do centro. Mas os caminhões não são os únicos problemas: as pessoas usam o carro
pois o transporte público não
atende a necessidade."
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