Ribeirão Preto, Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araraquara quer guardas civis como examinadores de provas de trânsito

ROBERTO MADUREIRA
DA FOLHA RIBEIRÃO

As auto-escolas de Araraquara protocolaram um ofício na prefeitura em que pedem a atuação de dois guardas civis municipais e de um funcionário da prefeitura como examinadores de trânsito durante o período em que a Polícia Civil permanecer em greve. O movimento completa hoje 44 dias.
Os três servidores municipais fizeram curso específico em 2006, pago pela Associação dos Despachantes e Auto-Escolas da cidade. Segundo a associação, cerca de 1.500 cadastros de alunos aguardam pelo exame em Araraquara.
"O número apenas cresce. Essa seria uma saída para que fossem feitas pelo menos 70 provas por semana. Ainda assim, demoraria para sanar todo o problema", disse o presidente da associação, Elcio Borghi.
A prefeitura ainda não respondeu ao ofício. O comandante da Guarda Municipal, Nicolau Lambort, informou que só autorizará o início dos exames caso o pedido seja considerado viável pela Secretaria de Governo. A decisão deve sair hoje.
Normalmente, seis examinadores, entre agentes e investigadores da Polícia Civil, atuam nas provas práticas na cidade, que tem média de 300 candidatos por semana.
Segundo auto-escolas, uma prova foi marcada para a semana passada, mas os examinadores "improvisados" não compareceram. "Vamos ver esta semana, já que prometeram mais um dia de provas na sexta-feira", disse Rodrigo Peres, dono de auto-escola.
Em Franca e em São Carlos, um acordo entre Ciretrans e auto-escolas fez com que o processo de emissão de CNHs caminhe, ainda que lentamente.
Em Franca, os exames, que eram feitos quinzenalmente, passaram a acontecer uma vez por mês. Em São Carlos, a Ciretran funciona parcialmente, mas um dos serviços mantidos foi o de emissão de CNHs. Em Ribeirão, há uma semana, a Ciretran adotou o sistema de senhas para os serviços de pré-cadastro e exame teórico -os práticos continuam parados.


Texto Anterior: Colômbia: Decisão mantém permissão para desmatamento
Próximo Texto: Corregedoria quer nome de policial que agrediu motoboy
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.