Ribeirão Preto, Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Próxima safra deve mudar perfil e ser mais açucareira, acredita secretário

DA FOLHA RIBEIRÃO

A safra de cana do ano que vem deve ser mais açucareira do que alcooleira, o que vai na contramão do verificado nos últimos anos, segundo avaliação do secretário de Estado da Agricultura, João Sampaio.
"A tendência é essa, de até mais de 50% da cana virar açúcar, não álcool. Os preços do açúcar estavam muito baixos, mas, com a questão do câmbio [a maioria é exportada], será melhor produzir açúcar, já que o produtor vai receber mais reais por ele. Portanto, será melhor produzir açúcar que álcool", afirmou o secretário.
Isso não significa, no entanto, que haverá falta de combustível, segundo Sampaio. Para ele, em 2009 haverá somente mais equilíbrio entre a oferta e a demanda de álcool.
Para o diretor da Unica em Ribeirão, Sérgio Prado, o açúcar deverá registrar avanço, mas ainda é cedo para prever quanto de cana deverá ser usado para a sua produção. "Deve ter crescimento, mas é o mercado quem definirá o tamanho dessa alta. O mercado de açúcar é muito estabilizado", afirmou.
Segundo monitoramento da atual safra pela Unica, a maior parte da cana tem sido usada para produzir álcool: 61,92% virou combustível, enquanto o restante foi utilizado para produzir açúcar. A previsão é que os dados finais da safra indiquem a proporção de 60% para álcool e 40%, para açúcar.

SAFRA ALCOOLEIRA

61,9%
da cana plantada na atual safra foi utilizada para produzir álcool


Texto Anterior: Saiba mais: Na bomba, há estabilidade nos preços
Próximo Texto: Dez mil visitam praia em Sertãozinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.