Ribeirão Preto, Terça-feira, 31 de Agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Ribeirão tem o inverno mais seco em sete anos

Volume de chuva desde 21 de junho é de 27,6 mm; em agosto, não choveu

Já há falta de água em bairros de Franca e de São Carlos devido à estiagem rigorosa e ao aumento no consumo

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

O inverno deste ano em Ribeirão Preto é o mais seco dos últimos sete anos, segundo dados da Defesa Civil do Estado, e já afeta o abastecimento de água das cidades da região.
Não chove em Ribeirão desde 16 de julho. Neste inverno, que começou em 21 de junho, só houve até agora oito dias chuvosos, com um total de 27,6 mm.
Pelo histórico de chuvas dos últimos sete anos, o volume só é maior do que o do inverno de 2003, quando a precipitação foi de 27,5 mm.
Só para se ter uma ideia, quando a Defesa Civil registra 1 mm de chuva, isso significa a precipitação do equivalente a 1 litro de água por metro quadrado.
Em agosto, não caiu uma gota d'água do céu em Ribeirão. O esperado para o mês é uma média de 21,8 mm -ou 21,8 litros por m² de chuva.
A falta de chuva acende um alerta nos sistemas de distribuição de água.
Já há desabastecimento em Franca e em São Carlos, causados pelo binômio falta de chuva e excesso de consumo. No último fim de semana, em Franca, faltou água em bairros como City Petrópolis, Redentor, Planalto, Chico Júlio e os do complexo do Jardim Aeroporto.
O consumo médio, de 200 litros por pessoa ao dia, subiu para 230 litros.
"Nós tememos que o córrego Pouso Alegre diminua a produção. Estamos operando com o máximo da capacidade, não tem mais de onde tirar água. Esperamos que o povo entenda", disse o diretor distrital da Sabesp em Franca, Rui Engracia.
Em São Carlos, a falta de água ocorreu nos bairros Santa Angelina, São Carlos 3, Fehr e Ipanema, no complexo Santa Felícia. O consumo por pessoa aumentou 17%, segundo o presidente do Saee, Eduardo Cotrim.
Ontem, a temperatura máxima em Ribeirão foi de 37ºC e a umidade mínima de 16%.


Próximo Texto: Setor canavieiro prepara manifesto com demandas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.