Ribeirão Preto, Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise ficará para trás, dizem personalidades

Botafogo na 1ª divisão, educação e imbróglio do Leite Lopes devem tomar as "manchetes" em 2009

DA FOLHA RIBEIRÃO

Ribeirão se recuperará da crise mundial em 2009, terá problemas para atender a demanda de estudantes, continuará a debater a questão do aeroporto Leite Lopes e vibrará com o Botafogo na primeira divisão do Campeonato Paulista.
Para personalidades ouvidas pela Folha, estas serão algumas das principais notícias de Ribeirão em 2009. A reportagem perguntou a membros de diversos setores: o que será notícia em Ribeirão em 2009? As respostas foram as mais variadas, mas a crise mundial foi um dos pontos em comum.
"A cidade, paulatinamente, vai transformar a crise, que é ônus, num grande bônus. A fórmula é essa, transformar um grande mal num grande bem. É momento de a cidade consolidar o varejo, invadido por grupos de fora", disse Antônio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Pesquisas da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).
O presidente da associação, José Carlos Carvalho, também aguarda a retomada da economia após momentos difíceis gerados pela crise. "Aguardamos um início de amplo desenvolvimento na cidade, com novas empresas, gerando emprego e riqueza", disse. "O setor sucroalcooleiro vai se recuperar no segundo semestre", disse o advogado Brasil Salomão.
O prefeito do campus da USP (Universidade de São Paulo), José Aparecido da Silva, foi menos otimista. Citou a construção do Parque Tecnológico como um dos principais fatos do ano, mas projetou problemas que a cidade enfrentará.
"Vamos ouvir falar de enchentes novamente, de desorganização no trânsito e falta de escolas", disse. "Vai continuar a polêmica do aeroporto, com muitos impasses envolvendo sua reforma. E torço para que dê certo o sistema de cobrança de metas dos funcionários públicos", disse Jorge Marcos de Souza, presidente da OAB.
O promotor Marcelo Pedroso Goulart prevê que o Ministério Público "cobrará qualidade no atendimento das creches". O futebol também foi lembrado. "O grande acontecimento será a participação do Botafogo na primeira divisão", disse Salomão. Carvalho torce pelo acesso, mas se diz realista. "Será que finalmente a gente sobe?" (LUCAS REIS)


Texto Anterior: Tratores estão fora da Agrishow em 2009
Próximo Texto: Foco: Branco ainda é a cor do Réveillon em Ribeirão, mas o amarelo avança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.