São Paulo, segunda-feira, 03 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA A FAVOR DA PROGRESSÃO

"Ciclos devem ser adotados por escolas públicas e particulares"

DE SÃO PAULO

O sistema de ciclos deve ser adotado permanentemente por escolas públicas e particulares, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental. É o que defende Regina de Assis, ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro. Leia trechos de sua entrevista:

Folha - Mesmo que as escolas públicas adotem os ciclos, as escolas particulares, que têm uma outra realidade, devem seguir esse modelo? Regina de Assis - Especialmente no início da vida escolar, durante os cinco primeiros anos do fundamental, seria aconselhável adotar o sistema de ciclos.
Nessa fase, o processo de leitura, escrita e cálculo, além das outras áreas do conhecimento, está numa fase crucial, que depende da compreensão mais abstrata de conceitos e que pode exigir um tempo variável para a sua consolidação.


Você acredita que a política de ciclos deva ser adotada permanentemente ou de maneira temporária?
Sou favorável à política de ciclos de maneira permanente, desde que planejada, introduzida, desenvolvida e avaliada responsavelmente e com eficiência, para garantir os direitos dos estudantes de aprender e dos professores de ensinar com sucesso.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Entrevista contra a progressão: "No Brasil, esse modelo serve apenas para adiar o problema"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.