São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÕES EM CLASSE

Exemplos de técnicas sugeridas em livro do pesquisador Doug Lemov

1) PERGUNTAS E RESPOSTAS
É comum o professor fazer uma pergunta e esperar um aluno respondê-la voluntariamente. Em vez disso, o professor pode fazer a pergunta e,depois, escolher um estudante para respondê-la. Desta forma, todos se virão obrigados a pensar na resposta

2) LEITURA EM VOZ ALTA
Numa atividade de leitura em voz alta, o professor muda rapidamente de um aluno para o outro no meio da leitura. Assim,em vez de um estudante apenas ler voluntariamente o texto, todos acompanham a leitura, pois sabem que a qualquer momento serão chamados

3) BOM E O ÓTIMO
Um professor pode se contentar com uma resposta boa, mas pode também estimular o aluno a ir além. Num dos vídeos feitos para o livro, uma professora elogia um estudante que chegou perto da resposta, mas cobra mais dele: "Isto foi bom, mas poderia ser ótimo", diz ela

4) GESTOS EM VEZ DE PALAVRAS
Outro vídeo do projeto mostra uma professora que tem total controle da turma sem precisar parar a aula para chamar a atenção dos alunos. Ela estabeleceu com os estudantes códigos gestuais que indicam exatamente o que ela quer dizer

5) NÃO SEI
Se o aluno responde não sei a uma pergunta e o professor desiste de insistir, ele aprenderá que a melhor forma de não participar de uma aula é responder não sei. O professor pode e deve voltar para este mesmo estudante, mesmo que outro colega de classe já tenha respondido à mesma questão e ele tenha apenas que repetir a resposta certa

VEJA MAIS DICAS EM www.uncommonschools.org/usi/aboutus/taxonomy.php

Texto Anterior: Aprender a ensinar
Próximo Texto: Pesquisa: Professores são filmados em sala de aula em 4 estados do país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.