São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeto quer obrigar escola a anunciar Ideb

DO RIO

Tramita no Congresso um projeto de lei que obriga as escolas públicas a expor, na entrada do prédio, o seu Ideb. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é a nota dada a cada dois anos pelo Ministério da Educação às instituições escolares, após avaliação de aprendizagem de seus alunos.
A proposta da lei, apresentada pelo deputado federal Edmar Arruda (PSC/ PR), foi inspirada em sugestão feita pelo economista Gustavo Ioschpe em artigo na revista "Veja".
Projetos semelhantes tramitam em câmaras municipais e assembleias estaduais. Em Teresina (PI), por exemplo, falta apenas a sanção do prefeito.
Para Ioschpe, o argumento básico a favor da ideia é de que se trata do direito à informação. A nota do Ideb é pública, mas, para conhecê-la, é preciso acessar o site do MEC.
Uma vez conhecendo a nota da escola, o economista diz acreditar que os pais cobrarão melhorias, ou procurarão unidades com melhor desempenho para matricular os filhos.
"A maioria dos pais não sabe qual é o Ideb da escola e se mostra satisfeita com a qualidade da educação pública. Ao identificá-la como ruim, haverá pressão por melhoria, o que tende a gerar um desconforto positivo em escolas e gestores", diz Ioschpe. (AG)


Texto Anterior: Avaliação em exame
Próximo Texto: Fernando Veloso: Professores de qualidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.