São Paulo, segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

DEPOIMENTO


"Com o diploma de técnico, fui promovido e meu salário subiu"

DE SÃO PAULO

Sou Roberto Ribelino Silvestre e tenho 40 anos. Faço manutenção de máquinas numa fábrica de cimento de Sorocaba (SP). Estudei até o ensino médio. Não pude continuar por causa do trabalho.
Fiz vestibulinho quatro vezes para a escola técnica, mas nunca passei. É difícil concorrer com a juventude.
Soube do programa de avaliação de competências do Centro Paula Souza e fiz a prova. Fui admitido no curso técnico de mecânica. Como já tinha conhecimento, cursei um ano, e não dois.
Foi bom estar no meio dos jovens -eu era o tiozinho da turma. Trabalhava de dia e ia para a escola à noite. Estudava no horário do almoço.
Vi que sabia as coisas na prática, por intuição, mas não tinha a teoria, não sabia o porquê. Hoje entendo o material, o cálculo. Não dependo do engenheiro para tudo.
Com o certificado, meu salário aumentou 20%. Fiquei mais motivado. Agora quero me especializar em tornearia. E incentivo meu filho de 12 anos a estudar sempre.


Texto Anterior: Dicas para lidar com brancos na memória
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.