São Paulo, segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai deve perguntar sobre a formação dos professores

DA REPORTAGEMLOCAL

A melhor maneira de os pais saberem se o colégio escolhido é uma boa escola construtivista é atentar para a formação dos professores. A dica é da professora- titular de psicologia da educação da Universidade de Oxford (Inglaterra), Terezinha Nunes,que ébrasileira.
"Uma escola que esteja se informando sobre as novas ideias pode de fato ser considerada construtivista, porque reconhece que o conhecimento dos professores, como odos alunos, também deve ser construído. Uma escola que repete todo ano o que já fazia dez anos atrás não está vendo o aprendizado dos professores como um processode construção."
Zélia Cavalcanti, diretora pedagógica da Escola da Vila, compartilha dessa ideia. Ela afirma que o colégio investe muito na formação de professores para manter seu caráter construtivista. Referência entre as escolas mais alternativas de São Paulo, a Escola da Vila temumcentro de formação que atende tambéma docentes de outros colégios.
Zélia diz que às vezes é muito difícil mudar as práticas emsalade auladosprofessores. "Ser construtivista é politicamente correto. Por isso,muitas escolas começaram a se autodenominar construtivistas, mas não são."


Texto Anterior: Construtivistas, mas nem tanto
Próximo Texto: Ensino fundamental: USP abre as portas para estudantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.