Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Droga para deficit de atenção está em falta nos EUA, diz governo

Remédios sofrem restrições por causa de uso recreativo ou para melhorar desempenho

gardiner harris
do “new York Times”

Remédios que tratam TDAH (transtorno de deficit de atenção e hiperatividade) andam em falta nos EUA.

O problema é tão grave que centenas de pacientes reclamam diariamente com a FDA (agência que regula fármacos e drogas), dizendo que não conseguem pílulas suficientes para seguir as receitas dadas por seus médicos.

A "seca" de medicamentos deriva do conflito entre os fabricantes e a Administração Legal de Drogas americana. Os fabricantes querem aumentar seus lucros, enquanto a agência antidrogas quer impedir que os remédios sejam usados como droga recreativa ou para melhorar o desempenho escolar de jovens considerados normais.

A agência federal é a responsável por estabelecer cotas de produção para cada droga, com base nas expectativas de venda dadas pelas empresas a cada ano. Mas é a indústria que define como dividirá a cota entre remédios genéricos e outros "de marca", mais caros, como Ritalina e Concerta.

A agência antidrogas diz não acreditar que haja falta dos medicamentos, enquanto a FDA afirma que as cotas de produção são muito restritas. Para especialistas, o problema é que as vendas das substâncias aumentaram muito rápido. Médicos americanos fizeram 51 milhões de receitas com as drogas em 2010, aumento de 83% em relação ao ano anterior.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.