Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Foco

Quadrinhos abordam cotidiano de menino com a síndrome

DO EDITOR DE “CIÊNCIA E SAÚDE”

Engana-se quem pensa que o diagramador e quadrinista Flavio Soares, 39, resolveu batizar o filho Logan, 7, em homenagem ao Wolverine dos quadrinhos (é o nome real do super-herói). "A referência é mais nerd ainda", diz Soares. O personagem central do filme de ficção científica "Fuga do Século 23", de 1976, tinha esse nome.

Soares conta de forma bem-humorada o cotidiano do filho nas tirinhas semanais "A Vida com Logan", publicadas no site homônimo (avidacomlogan.com.br).

Nem Soares nem sua primeira mulher sabiam que seu bebê nasceria com a síndrome, e o quadrinista confessa, em seu site, que o choque inicial foi grande. Hoje, diz que Logan é uma criança alegre, extremamente ativa e muita próxima do irmão mais novo, Max, de 2 anos.

"Agora ele deu de invadir o berço do Max no meio da madrugada. Como não é muito grande, até cabe lá dentro. E o Max às vezes fica muito bravo de ser acordado", ri.

Logan frequenta uma escola regular. Sua principal dificuldade envolve a fala. "A compreensão dele é muito boa, mas precisaríamos ter feito um trabalho mais intenso com uma fonoaudióloga."

Os quadrinhos sobre Logan foram indicados para o 23º Troféu HQ Mix, na categoria "tira nacional", no ano passado. É a principal premiação para HQs no país. O site tem 3.000 acessos semanais, diz Soares. (REINALDO JOSÉ LOPES)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.