Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Mulheres participam de desfile no Instituto do Câncer de SP

Pacientes usaram lenços de seda doados e foram fotografadas

Karime Xavier/Folhapress
Mulheres no desfile do Instituto do Câncer de São Paulo
Mulheres no desfile do Instituto do Câncer de São Paulo

DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE “SAÚDE”

Caminhar na passarela montada ontem no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira foi um momento especial para Nathália Azevedo, 25.

O tratamento contra um sarcoma, que já dura quase dois anos, envolveu a retirada de dois dedos e de parte do pé direito. Ela voltou a caminhar em novembro.

"Foi emocionante andar na passarela. Mesmo com todas as adversidades, é importante ter momentos como esse."

Ela foi uma das 15 pacientes que participaram de um desfile, com lenços de seda amarrados na cabeça.

Ana Paula de Jesus, 33, que perdeu os cabelos há um mês, diz que aprendeu ontem maneiras novas de usar os lenços. "Estou me adaptando." Ela conta que o marido raspou os cabelos em solidariedade. "Fica mais fácil com o apoio de uma pessoa que a gente ama. Ele disse que ia fazer isso desde o início, mas só agora vi a importância que teve. É uma prova de amor."

Para a psicóloga Elizabete Argozino Duarte, 52, o desfile foi um "fecho de ouro" para o seu tratamento contra um câncer de mama. "Diagnóstico de câncer não é atestado de óbito. Precisamos tirar o melhor dessa experiência. Quando temos essa visão, potencializamos a cura."

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.