São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Plantão médico

Infecção urinária

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Um sinal frequente de infecção do aparelho urinário é a dor ao urinar. Uma simples infecção urinária, se não for tratada imediata e corretamente, pode causar problemas na bexiga e nos rins, assim como em outros órgãos.
A infecção ocorre quando uma bactéria penetra o aparelho urinário e se multiplica, inicialmente na uretra. Se não há tratamento, a bactéria pode alcançar a bexiga, provocando cistite. E, por meio dos ureteres, causar uma pielonefrite.
Do rim, a bactéria pode invadir a corrente sanguínea e causar septicemia, com redução do fluxo sanguíneo, queda da pressão, disfunção em órgãos vitais e choque.
A morte de uma jovem de 20 anos, relacionada a infecção urinária, parece ter causado surpresa no meio médico. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que, conversando com especialistas, ficaram surpresos com a evolução da doença.
Não deveriam. Uma modelo de 57 kg e 1,75 m tem um índice de massa corporal que está na faixa entre abaixo do peso normal e o limite inferior do peso normal. Algumas modelos mantêm uma dieta restrita, o que pode causar uma queda nas defesas imunológicas e propiciar infecções e dificuldades para tratamento adequado.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Casal faz FIV para impedir doença genética
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.