São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Carreta rodará o Brasil com exames e consultas gratuitas para homens

Zanone Fraissat/Folha Imagem
Interior do caminhão, que fica em São Paulo até domingo e vai percorrer 21 cidades do país

MARIANA VERSOLATO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As estatísticas refletem o comportamento masculino: eles vão menos ao médico do que as mulheres. Em 2007, por exemplo, foram feitas no Brasil 17 milhões de consultas ao ginecologista, contra 2,5 milhões de consultas ao urologista, segundo dados do Ministério da Saúde.
Se o homem não vai ao médico, então o médico vai até ele. A Sociedade Brasileira de Urologia lança hoje a campanha Movimento pela Saúde Masculina: uma carreta com três urologistas deve percorrer 21 cidades do país até agosto, oferecendo, gratuitamente, consultas e exames como os que avaliam doenças na próstata.
O percurso começa na cidade de São Paulo -hoje, ela estará no parque da Luz, no Bom Retiro, e fica nos dias 3 e 4 no parque do Carmo, em Itaquera. Depois, segue para o Rio de Janeiro, onde ficará até dia 11 de abril.
Segundo Modesto Jacobino, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, a campanha quer chamar a atenção para os principais problemas masculinos, como as doenças da próstata e a disfunção erétil.
"É uma questão cultural. O homem se acha superpoderoso, não acredita na prevenção. E muitos médicos não dão atenção para a saúde masculina", afirma. Com a campanha, ele espera atender mais de 3 milhões de homens. O itinerário da carreta está no site www.sbu.org/movimento.


Texto Anterior: Cafezinho após o almoço diminui risco de diabetes
Próximo Texto: Próstata: Remédio para Parkinson sobe risco de câncer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.