São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Médicos debatem causas da falha no cabelo da top Naomi

28.jun.2010 - The Grosby Group
Naomi Campbell mostra parte da cabeça sem cabelo em sessão de fotos em Nova York

MARIANA PASTORE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Durante sessão de fotos em Nova York, na segunda-feira, a modelo britânica Naomi Campbell deixou aparecer uma falha nos cabelos. E não se fala de outra coisa.
Segundo o jornal britânico "Daily Mail", o abuso de apliques pode ter causado a queda dos fios da top. Mas a questão é: o cabelo dela vai ou não voltar a crescer?
O problema pode ser irreversível, para o presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, Valcinir Bedin: "Quando o cabelo é estirado, ou se coloca muito peso nele por muito tempo, pode ocorrer um processo inflamatório na base do fio, levando a uma queda definitiva."
De acordo com Bedin, a falta de fios é reversível enquanto houver células matriciais. Quando desaparecem, só transplante capilar salva.
A dermatologista Mônica Fiszbaum explica que alongamentos e apliques traumatizam o couro cabeludo. "O trauma pode ocorrer durante a colocação, quando o cabeleireiro pode agredir fios e folículos normais, ou mesmo após, pela irritação que ocorre no couro por contato com o material do alongamento."
Além do uso de aplique, a queda dos fios generalizada pode ser causada por desequilíbrio hormonal ou estresse emocional ou orgânico.
A dermatologista Luciane Scattone explica que a queda pode ser consequência de distúrbio no ciclo natural dos fios. "Quando não há doença capilar, o cabelo que caiu é reposto", informa Scattone.
No caso do alongamento, a médica diz que a tração intensa dos fios pode causar atrofia dos folículos pilosos, resultando em falhas irreversíveis no couro cabeludo.
Para prevenir esse tipo de dor de cabeça, o melhor é evitar tratamentos estéticos que agridem o couro cabeludo.
Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo, bom para prevenir queda de cabelo é comer carne vermelha, tomar leite de qualquer origem e consumir crustáceos -para que não faltem na dieta ferro, vitamina B, zinco e cobre.

FOLHA.com
Especialistas explicam o que é mito e o que é verdade sobre queda de cabelos
folha.com.br/eq759892


Texto Anterior: Laboratórios dizem que só pagam viagens com objetivos científicos
Próximo Texto: "Ecobags" são uma ameaça à saúde, diz estudo americano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.