São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC mineiro suspende consultas para fazer novos transplantes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, suspendeu, por tempo indeterminado, as consultas para selecionar novos pacientes para fazer transplantes de fígado, pulmão, coração, pâncreas, rim e medula. Com exceção da medula, o HC é o único do Estado a fazer os demais transplantes.
Não haverá interrupção dos transplantes em pacientes com cirurgia programada e, em três meses, mais nenhum procedimento será realizado. O HC faz ao menos 15 transplantes/mês.
Antônio Luiz Pinho Ribeiro, diretor-clínico do HC, diz que a decisão foi tomada por causa da remuneração insuficiente paga aos plantonistas, pois desde 2003 o Ministério da Educação não faz concursos para contratar médicos e funcionários.
"Temos que contratar plantonistas usando recursos do SUS e pagando menos. A equipe se desmotivou e se desfez."
Maria Paula Dallalai Bucci, secretária de Educação Superior do MEC, diz que já pediu ao Ministério do Planejamento autorização para fazer contratações temporárias, mas o processo ainda está tramitando. De acordo com ela, está em andamento uma proposta para dividir ao meio os custos da manutenção dos hospitais universitários entre o MEC e o Ministério da Saúde. Atualmente, a Saúde cobre 38% das despesas e o MEC, 62%. (FB)


Texto Anterior: Técnica para tratar câncer usa congelamento do osso
Próximo Texto: Incidência de tuberculose recua 27,6% em dez anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.