São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVC

Ministério Público abre inquérito para garantir acesso a remédio

EDITORA-ASSISTENTE DO EQUILÍBRIO

O Ministério Público Federal instaurou anteontem um inquérito civil público para garantir que o SUS (Sistema Único de Saúde) distribua o único medicamento que trata o AVC (acidente vascular cerebral) e para acompanhar a política de distribuição do remédio no Estado de São Paulo. O remédio é um trombolítico (dissolve coágulos) e tem o princípio ativo alteplase.
No último dia 24, a Folha publicou uma reportagem sobre a suspensão, pelo Ministério da Saúde, de uma iniciativa que implantaria a distribuição do remédio.
O procurador regional dos direitos do cidadão, Jefferson Aparecido Dias, responsável pelo inquérito, enviou ofícios pedindo esclarecimentos ao secretário de atenção à saúde, Alberto Beltrame, e à ONG Rede Brasil AVC, que participava da implantação do projeto.
A neurologista Sheila Martins, presidente da ONG, afirma que ainda não viu o ofício. "É uma boa notícia. Mostra que as pessoas estão se mexendo."
Na semana passada, ela enviou uma mensagem com explicações sobre o ocorrido a mais de 300 pessoas envolvidas no projeto, entre médicos e secretários de saúde.
Ela afirmou que enviaria ontem ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, uma carta explicando novamente o projeto. "Gostaria de ver se ele não quer ter uma chance de rever o projeto", afirma.
O Ministério da Saúde disse que, até as 20h, não confirmava o recebimento do ofício. "Porém, quando for notificado, as explicações serão devidamente prestadas", afirmou em nota. (FM)


Texto Anterior: Gordura abdominal eleva risco de asma
Próximo Texto: Aids: Mais da metade dos doentes não tem acesso aos medicamentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.