São Paulo, sexta-feira, 03 de junho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

EUA substituem pirâmide alimentar por ícone de prato

Alex Wong/Getty Images/France Presse
A primeira-dama Michelle Obama, em Washington, apresenta nova orientação nutricional

DA ASSOCIATED PRESS

O governo americano apresentou ontem um novo símbolo para estimular a alimentação saudável, em lugar da velha pirâmide alimentar.
O novo padrão é um prato dividido em quadrantes. Mais da metade do espaço é tomada por frutas e legumes. O restante é reservado para grãos e proteínas. Um círculo menor indica a porção de laticínios (um copo de leite ou fatias de queijo, por exemplo).
A indicação clássica da pirâmide mostrava o número ideal de porções, com carboidratos na base e gorduras no topo, em menor quantidade.
O secretário de Agricultura, Tom Vilsack, afirma que o chamado My Plate (meu prato) tem o objetivo de mostrar que a nutrição não precisa ser complicada. Ele apresentou o símbolo junto com a primeira-dama, Michelle Obama, em Washington.
"Os pais não têm tempo de medir exatamente 90 g de proteína. Mas temos tempo de olhar para o prato dos nossos filhos", disse Michelle.
O governo pretende usar as redes sociais, como o Twitter, e um site (choosemyplate.gov) para promover as novas orientações.
Referências a açúcares, gorduras e óleos, presentes na antiga pirâmide, foram embora. A categoria antes chamada de "carne e feijões" agora é só "proteínas", abrindo espaço para opções vegetarianas, como tofu.


Texto Anterior: Atendimento na rede começou em 1997
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.