São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK julio@uol.com.br

A doença celíaca e os idosos

UM ESTUDO sobre a perda de tolerância ao glúten, que provoca a doença celíaca, sugere que o fator genético não é a única causa da doença.
A pesquisa, que será publicada na "Annals of Medicine", diz que fatores ambientais podem levar à perda da tolerância ao glúten, proteína presente no trigo, na cevada, na aveia e no malte.
Carlo Catassi e colaboradores demonstram que o problema pode ocorrer em qualquer idade, além de observar um aumento no número de pessoas que passaram a ter a doença na idade adulta.
A intolerância provoca inflamação na mucosa do intestino delgado, diarreia crônica, gases, cólicas, desnutrição e fadiga. Em crianças, retarda o crescimento.
O tratamento é evitar alimentos como pizzas e massas. Cerveja e uísque também são proibidos. É importante observar no rótulo dos alimentos o alerta "contém glúten" ou "não contém glúten", obrigatório por lei.


Texto Anterior: Foco: Grupo de apoio ajuda parentes a lidar com as questões práticas e emocionais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.