São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo exame detecta células pré-cancerígenas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um novo tipo de exame de imagem, ainda utilizado em fase experimental, promete identificar precocemente as células precursoras do câncer de pâncreas, o que poderia até mesmo prevenir o surgimento desse tipo de tumor. Hoje, não há nenhum teste que permita diagnosticá-lo precocemente.
O exame, descrito em artigo publicado na revista científica "Disease Markers", analisa as células da mucosa do duodeno -que fica próximo ao pâncreas- e consegue diferenciá-las entre benignas, pré-cancerígenas e referentes a câncer em estágio inicial (lesões císticas mucinosas), com 95% de precisão.
Pesquisadores da Universidade de Northwestern e do Evanston Northwestern Healthcare avaliaram 203 pessoas e conseguiram mostrar que o método é capaz de identificar a doença em diversos estágios.
"Se a mesma eficácia for confirmada por outros grupos, esse exame poderá representar um importante avanço na detecção precoce do câncer de pâncreas. Hoje não temos nada", afirma oncologista Antonio Carlos Buzaid, do Sírio- Libanês.
Para Felipe Coimbra, do hospital A.C. Camargo, qualquer trabalho que leve ao aumento das chances de cura do câncer de pâncreas é muito importante. "Não é ainda de prática clínica, mas os resultados iniciais são animadores." (CC e RB)


Texto Anterior: Beber todos os dias aumenta risco de câncer de pâncreas
Próximo Texto: Butantan: Brasil testará vacina contra câncer de ovário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.