São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA anunciam recall de Havaianas infantis

Fabricante decidiu recolher lote que contém mais chumbo do que o permitido nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo americano anunciou ontem um recall de sandálias Havaianas infantis por conterem excesso de chumbo. A medida abrange 210 mil produtos, todos com desenho na sola, e foi uma iniciativa da fabricante, a Alpargatas.
Segundo uma lei dos EUA, produtos infantis devem ter até 600 ppm (partes por milhão) de chumbo. Um pigmento das sandálias, presente em um tom de amarelo, excedia o valor.
Márcio Utsch, presidente da Alpargatas, diz que o pigmento foi usado em só um lote, vendido apenas nos EUA. Ele afirma, ainda, que a tinta foi trocada por outra em setembro de 2008 e que não será mais usada. "Descobrimos o excesso de chumbo em um teste. Ninguém nos acionou. Decidimos, voluntariamente, fazer o recall." Segundo ele, a quantidade excedida de chumbo varia segundo o tamanho e o desenho na sola.
Para o pediatra Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas de São Paulo, o quadro parece ser de infração fiscal, e não de um risco à saúde. "O limite de 600 ppm é muito abaixo do que pode causar problemas. Há uma margem de segurança." Ele diz que a concentração necessária para gerar um primeiro sinal clínico seria de 6.000 ppm. A chance de acúmulo depende de características individuais e da quantidade absorvida, e a sola do pé não é uma região que absorve o chumbo facilmente.
A exposição à substância não costuma gerar sintomas. Já a intoxicação pode afetar o desenvolvimento neurológico em crianças de até seis anos, causar anemia e atingir os ossos.
O número de sandálias do recall representa 0,1% da produção anual da empresa -foram 200 milhões de pares em 2008. A orientação, nos EUA, é devolver ou trocar os produtos.


Texto Anterior: Butantan: Brasil testará vacina contra câncer de ovário
Próximo Texto: Infecção: Posto de saúde no interior de SP tem surto de micobactéria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.