São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mensagens na internet apoiam doentes

Campanha virtual de hospital em Belo Horizonte arrecada frases positivas para os pacientes com câncer

DA REPORTAGEM LOCAL

Pacientes em tratamento contra o câncer no Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte (MG), podem ler mensagens de otimismo em tempo real, enviadas por amigos ou anônimos pela internet.
Os recados são mandados pelo site da campanha "Doe Palavras" (doepalavras.com.br) ou pelo Twitter, onde é preciso digitar a tag #doepalavras. As frases aparecem nas 12 TVs instaladas nas unidades de quimioterapia, radioterapia e de espera no hospital.
"Há casos em que o paciente recebeu uma mensagem personalizada, pois um familiar sabia que ele estaria no hospital naquele momento. Eles reagem muito bem, ficam mais felizes", diz Cássio Eduardo Rosa Resende, superintendente-geral do Instituto Mário Penna.
Segundo Resende, o hospital faz uma triagem para evitar frases desagradáveis ou piadas. "Não é censura, mas, se é algo negativo, não nos interessa."
A ideia do projeto é criar um banco de frases que transmitam conforto e esperança aos pacientes e familiares. Em 20 dias de campanha, o site foi acessado mais de 242 mil vezes e o hospital recebeu mais de 53 mil mensagens, vindas de todo o Brasil e do exterior.
"O paciente se sente envolvido por uma corrente virtual que se torna real", diz Resende.
As mensagens ficam nos televisores por 24 horas e também podem ser lidas pelo site da campanha. No fim do ano, as melhores serão compiladas em um livro, a ser distribuído para hospitais especializados em tratamento de câncer. (FB)


Texto Anterior: Nos EUA, procura por cirurgia plástica cai 9% em um ano...
Próximo Texto: Orgulho gordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.