São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

Internet facilita ajuste de aparelho auditivo

Programa da USP treina fonoaudiólogos à distância e evita ida de paciente a centro especializado

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores do Laboratório de Investigações Acústicas da USP conseguiram, pela primeira vez, treinar fonoaudiólogos à distância para fazer o ajuste de aparelhos auditivos, por meio da internet.
Atualmente, todo paciente que usa prótese auditiva precisa fazer as regulagens com um fonoaudiólogo, em um dos 136 centros especializados do país, pelo menos duas vezes por ano.
"Essas pessoas vêm de todo lugar e ficam horas esperando só para fazer uma adaptação. Muitos são idosos com dificuldade de locomoção", diz o engenheiro Silvio Penteado, do laboratório da USP.
O objetivo dos especialistas é permitir que os deficientes auditivos façam esses ajustes perto de casa, em unidades da rede pública de saúde.
O projeto piloto foi feito por meio da adaptação de um programa semelhante aos usados para videoconferências pela internet. O software permite ao fonoaudiólogo do centro especializado acessar outros computadores e treinar profissionais de hospitais municipais.
"Com mais pessoas treinadas, a gente diminui o gargalo nos centros especializados e ainda facilita a vida do paciente", diz Penteado.
Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde publicou uma portaria com regras para atividades da telemedicina no SUS. O Conselho Federal de Fonoaudiologia também já aprovou o uso da tecnologia.
Segundo o pesquisador, o próximo passo é desenvolver um software próprio, para baixar os custos. O mesmo grupo desenvolveu, recentemente, próteses auditivas de baixo custo, para serem distribuídas pelo SUS. (FB)


Texto Anterior: Médicos apoiam gravidez natural para soropositivos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.