São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRESSE

Quase 17% dos paulistanos estão exaustos

DA REPORTAGEM LOCAL

Levantamento feito com 532 pessoas pelo Centro Psicológico de Controle do Stress (CPCS), de São Paulo, aponta que quase 17% dos paulistanos entre 31 e 40 anos estão exaustos -nível mais alto do estresse, considerado perigoso porque pode ser um desencadeador de doenças.
De acordo com a psicóloga Maria Lúcia Rossi, uma das responsáveis pela pesquisa, a principal hipótese para explicar o estresse da população é a sobrecarga do final do ano. "As pessoas acumulam as responsabilidades durante o ano e, quando chegam a este período, sentem-se pressionadas a resolver os problemas", disse.
Segundo Rossi, quando a pessoa entra na fase de exaustão do estresse ela precisa de acompanhamento médico ou psicológico. "A exaustão provoca um desequilíbrio interior muito grande. O organismo fica menos resistente, e o estresse pode se tornar um desencadeador de doenças", afirmou.
Rossi explicou que o estresse possui quatro fases: o alerta, a resistência, a quase-exaustão e a exaustão. Apenas 5,5% das pessoas avaliadas estavam na fase de alerta -considerada a fase saudável. "O estágio de alerta é positivo, pois é quando a pessoa recebe uma descarga de adrenalina e fica mais atenta", explicou.
As dicas para evitar o estresse, segundo Rossi, são conhecidas: manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e buscar se dedicar a hobbies. (FERNANDA BASSETTE)


Texto Anterior: Revistas: Editoriais são desfavoráveis às drogas genéricas
Próximo Texto: Butantan inicia teste de vacina contra leishmaniose
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.