São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Aparelhos que medem pressão do olho estão descalibrados

Metade dos tonômetros de Brasília tinha erro de leitura

GABRIELA CUPANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase metade dos tonômetros da cidade de Brasília estão descalibrados. O aparelho é utilizado para medir a pressão ocular. O dado é de um levantamento publicado recentemente nos "Arquivos Brasileiros de Oftalmologia".
O estudo avaliou cem aparelhos em serviços públicos e privados do Distrito Federal, usando um equipamento padrão fornecido pelo fabricante. Os resultados mostraram que 47% deles apresentaram erros de leitura.
Tonômetros com menos de cinco anos de uso, utilizados em menos de 20 pacientes por dia ou em clínicas privadas tinham menos erros de calibragem. Por outro lado, 61% dos equipamentos de hospitais públicos estavam descalibrados.
A descalibragem pode comprometer a detecção e o acompanhamento de pacientes com glaucoma.
"Com esse equipamento descalibrado, o médico pode deixar de diagnosticar a doença ou cometer erros na dosagem da medicação", alerta o oftalmologista Geraldo Magela, autor do levantamento.
"A pesquisa chama a atenção para a necessidade de checar a calibragem desses aparelhos regularmente", diz Magela.
De acordo com o especialista, o ideal seria que a manutenção fosse anual.
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que a realidade não é muito diferente naquele país: lá, 30% dos tonômetros possuem problemas de regulagem.
No Brasil, um estudo anterior, desenvolvido na cidade de Recife, apontou que 25% dos aparelhos apresentavam erros de calibração.


Texto Anterior: Vírus está ligado ao câncer de próstata, sugere novo estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.