São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

DIABETES

Exercícios reduzem a instabilidade nos índices de glicemia

DA ENVIADA ESPECIAL A GRAMADO (RS) - A prática de atividade física, a longo prazo, é capaz de tornar mais estáveis os índices de glicemia de uma pessoa com diabetes tipo 1 ou 2.
"Quanto pior o condicionamento físico do diabético, maior a chance de ele ter hipo ou hiperglicemia", disse o fisiologista Levimar Araújo, durante apresentação no 29º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, nesta semana, em Gramado.
Durante a atividade, o monitoramento dos índices glicêmicos, no entanto, deve ser constante, principalmente se a pessoa não estiver habituada com exercícios físicos.
"Pelo alto gasto energético, pode haver queda brusca na glicemia e a pessoa precisará tomar insulina durante a atividade", disse Araújo, que dá aula de fisiologia na Universidade Federal de Minas Gerais.
Os exercícios com maior perda energética, segundo ele, são os que merecem mais cuidado. Mas, com o tempo, os índices ficam mais estáveis. Por isso, mesmo a atividade aeróbica é indicada. (JV)


Texto Anterior: Consumo exagerado provoca intoxicação
Próximo Texto: Envelhecimento: Altas quantidades de vitamina B podem retardar a demência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.