São Paulo, quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despesas equivalem a 8,4% do PIB

DA SUCURSAL DO RIO

Os gastos totais com saúde no Brasil somaram R$ 224,5 bilhões em 2007, o equivalente a 8,4% do PIB (Produto Interno Bruto). Dois anos antes, a proporção era de 8,2%. A média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) foi de 9%.
No Brasil, no entanto, 57,4% dos gastos são bancados pelas famílias, contra 41,6% que são financiados pelo governo. O restante é pago por instituições sem fins lucrativos, como igrejas. Na OCDE, o financiamento público é de 72%, em média.
"Os gastos com saúde no Brasil são certamente menores do que as necessidades", admite o secretário-executivo substituto do Ministério da Saúde, Luiz Fernando Beskow.
O maior gasto dos governos (63,14%) é com os serviços de saúde: hospitais, ambulatórios, laboratórios, programa de médicos familiares etc.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tamiflu não evita complicações da gripe, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.