São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Embalagens terão informações sobre risco

No último dia 21, o Ministério Público Federal fez uma recomendação à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que fabricantes de lentes de contato descartáveis sejam obrigados a colocar nos rótulos ou na embalagem dos produtos alertas sobre os riscos do uso.
Segundo o parecer, as empresas deverão incluir informações de que "problemas com lentes de contato podem resultar em sérios danos aos olhos, que podem inclusive levar à cegueira".
A recomendação, embasada em estudos da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, fixou um prazo de 45 dias para que a Vigilância Sanitária se manifeste sobre a orientação.
A Anvisa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que irá acatar a recomendação do MPF: "Estamos entrando em contato com todos os fabricantes para que eles adequem seus produtos". Segundo a Vigilância, "ao final de no máximo 90 dias as instruções de uso das lentes de contato passarão a vir na própria caixinha do produto".
Para Mário Motta, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a atitude de incluir os riscos nas embalagens está "correta".
"As pessoas usam as lentes como se fossem calçar sapato e ignoram os problemas que podem surgir. A lente é um corpo estranho e deve ser adaptada sempre com supervisão médica".
(GG)


Texto Anterior: Oftalmos alertam para mau uso de lentes de contato
Próximo Texto: Foco: Campanha alerta sobre riscos de sufocamento de crianças
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.