São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vick Vaporub pode inflamar vias aéreas

Pesquisa diz que uso do produto próximo às narinas causa problema respiratório em crianças pequenas

JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma pesquisa publicada na edição de janeiro do "Chest", periódico da sociedade americana de pneumologistas, mostra que o uso próximo às narinas de Vick Vaporub pode aumentar a produção de muco e inflamar as vias aéreas, com efeitos maléficos no sistema respiratório de crianças pequenas. O produto é comumente usado para descongestionar as vias respiratórias e tem como ingredientes ativos cânfora, mentol e óleo de eucalipto.
Os pesquisadores iniciaram a investigação depois de uma menina de 18 meses sofrer de problemas respiratórios sérios por receber aplicações do produto próximo às narinas.
O estudo foi realizado com furões, animais que, de acordo com os pesquisadores, têm composição anatômica e celular semelhante à de humanos. Os testes mostraram que a exposição ao produto in vitro aumentou a secreção de muco em 59%. Em testes in vivo, o aumento foi de 14% em vias aéreas normais e de 8% em vias inflamadas. "Não havia artigo demonstrando isso, não se sabia que fazia mal. Mas nunca se evidenciou que valesse a pena gastar recursos com esse produto", diz Marcus Jones, pneumopediatra e presidente da Comissão de Pneumopediatria da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
No trabalho, os pesquisadores afirmam que, apesar de o produto causar sensação de aumento de fluxo de ar nas vias aéreas, não há melhoras do fluxo de ar ou diminuição da resistência nasal com seu uso.

Sem comprovação
Especialistas ouvidos pela Folha concordam que não há comprovação científica de que o uso de Vick Vaporub traga algum benefício. "Não é porque não faz bem que não vai fazer mal. Não recomendo usar em nenhuma faixa etária. Há substâncias seguras e estudadas, não há por que correr o risco", afirma Wellington Borges, presidente do Departamento de Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O odor do produto, seja apresentado em forma de creme, seja em bastão, pode desencadear um processo irritativo nas vias áreas. Da mesma forma, similares à base de cânfora e mentol, como relataram os pesquisadores, podem irritar e ajudar a aumentar a produção de muco por causa do cheiro forte. "Podem ajudar a causar processos inflamatórios", alerta o pneumologista Clóvis Tadeu Gomes, do Departamento de Pediatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Outro lado
Em nota, a empresa Procter & Gamble, fabricante do Vick Vaporub, afirmou que o medicamento é seguro e eficaz no alívio dos sintomas decorrentes de gripes e resfriados.
Disse ainda que o rótulo do Vick Vaporub informa que o produto não deve ser utilizado em crianças com menos de dois anos e que não deve ser aplicado diretamente nas narinas.
O fabricante acrescentou que a segurança foi avaliada em estudos clínicos com crianças entre um mês e 12 anos de idade sem relato de problemas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tecnologia: PE será primeiro Estado do país a produzir cola de fibrina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.