São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Introdução de alimento aos 4 meses pode evitar alergias

DE SÃO PAULO

O artigo publicado no "British Medical Journal" também afirma que bebês que ingerem alimentos de alto potencial alérgeno entre quatro e seis meses de idade podem ter menos risco de desenvolver alergias no futuro.
Os pesquisadores citam o exemplo de Israel, onde o amendoim é oferecido após o desmame. Lá, a incidência de alergia à semente é baixa.
Segundo Fabio Mourato Castro, professor de imunologia clínica e alergia da USP, existe uma janela imunológica entre os quatro e seis meses de idade. Nessa fase, a criança está formando seu sistema de defesa.
"Alguns alimentos introduzidos nessa idade podem funcionar como um fator protetor", afirma.
Mas, segundo Castro, outras questões, como a predisposição genética, também podem estar ligadas ao desenvolvimento de alergias.
Já Virgínia Weffort, presidente do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que essa janela vai até os sete meses de idade.
Portanto, esses alimentos devem ser oferecidos após os seis meses de amamentação exclusiva, e não aos quatro meses, como recomenda a pesquisa inglesa.
"É importante que substâncias com tendência a se tornarem alérgenas, como ovo, peixe e glúten, sejam incluídas na dieta da criança junto com o leite materno, que protege contra alergias, entre outras coisas." (MV)


Texto Anterior: Pesquisa contesta aleitamento exclusivo após 4 meses de idade
Próximo Texto: Foco: Alemanha tenta estancar crise de contaminação de alimentos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.