São Paulo, quinta-feira, 16 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

GRAVIDEZ

Morre, aos 69, a mulher mais velha a dar à luz

DA REPORTAGEM LOCAL

A mulher mais velha do mundo a dar à luz morreu no sábado, aos 69 anos, deixando gêmeos de dois anos. A espanhola Maria del Carmen Bousada, que entrou para o livro "Guiness", engravidou com 66 anos. Os filhos nasceram em dezembro de 2006.
Bousada fez uma inseminação artificial nos EUA após mentir sobre sua idade -ela disse que tinha 55 anos, o limite para uma mulher solteira receber fertilização in vitro na clínica americana.
Na época, ela afirmou que não pediram sua certidão de nascimento e que achava que tinha chance de viver muito porque sua mãe morrera com 101 anos. A clínica afirma que ela falsificou documentos.
A informação da morte foi dada pelo seu irmão a um jornal local, o "Diario de Cádiz". De acordo com o jornal, Maria del Carmen desenvolveu um câncer após o parto.
O médico que fez a inseminação disse que implantou óvulos de uma mulher mais jovem fecundados com esperma de um doador. Segundo ele, o tratamento hormonal para rejuvenescer seu útero (ela estava na menopausa havia 18 anos) não tem relação com o tumor.
A lei espanhola de reprodução assistida não estabelece idade máxima para fertilização in vitro, mas as clínicas costumam usar um limite de 50 anos baseado em recomendações da comunidade científica.


Texto Anterior: FDA pede mudança no rótulo de droga imunossupressora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.