São Paulo, quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adultos jovens devem receber vacina contra gripe A (H1N1)

Governo pretende incluir pessoas de 20 a 29 anos entre os imunizados em 2010

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério da Saúde pretende incluir adultos de 20 a 29 anos, que somam 33 milhões de pessoas, entre os brasileiros que serão vacinados contra a gripe A (H1N1), de março a abril do próximo ano.
Como o H1N1 atingiu pessoas mais jovens, o governo deve modificar o público-alvo -na gripe comum, os idosos eram o foco de campanhas. Só deverão ser imunizados idosos com doenças crônicas.
O ministério afirma, no entanto, que só confirmará quem receberá a vacina em janeiro, quando souber quantas doses terá à disposição.
Não deverá ser possível imunizar a todos. O ministério já comprou 40 milhões de doses, que devem chegar em janeiro. O Instituto Butantan espera disponibilizar "no início do semestre" cerca de 18 milhões e, em maio, outros 17 milhões. Serão compradas ainda 10 milhões de doses por meio de um fundo da Organização Pan-Americana de Saúde.
As primeiras vacinas serão oferecidas a profissionais de saúde. Também devem ser incluídos no grupo prioritário indígenas, pessoas com o sistema imune comprometido, grávidas e crianças de até dois anos.
Os EUA retiraram do mercado ontem 800 mil doses de vacina fabricada pela Sanofi-Aventis, para crianças com menos de três anos. A droga perdeu de 10% a 12% da eficácia.

Tamiflu
Para baratear a manutenção dos estoques de remédios de combate à gripe suína, o conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior decidiu reduzir para zero a tarifa de importação do Tamiflu e do seu princípio ativo, o oseltamivir. A medida vale por um ano.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Na justiça: No Sul, liminares autorizam câmaras de bronzeamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.