São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2010

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Para especialista, embalagem deve ser mais objetiva

DE SÃO PAULO

O nutrólogo Fábio Ancona Lopez diz que os rótulos brasileiros são imprecisos. "Já que não temos educação nutricional, é indispensável que as embalagens sejam mais claras."
Frases de alerta sobre as quantidades excessivas de alguns nutrientes ajudariam os consumidores a escolher melhor os produtos, segundo o nutrólogo.
Em rótulos com cálculos para porções pequenas, a informação de que o produto tem muito sódio ou gordura pode ficar oculta.
A Anvisa publicou, no dia 29 de julho, uma resolução obrigando os fabricantes de produtos com baixo teor nutricional ou elevadas quantidades de açúcar, gordura saturada ou trans a colocarem um alerta nas publicidades dos produtos.
O texto do documento definia quais seriam as quantidades consideradas elevadas e, para esses casos, determinava a inscrição da frase: "O alimento contém muita gordura trans e, se consumida em grande quantidade, aumenta o risco de doenças do coração".
A resolução teria 180 dias para começar a valer, mas a Advocacia-Geral da União divulgou um parecer que pede a suspensão da resolução, alegando que o assunto deve ser analisado pela Consultoria-Geral da União.
O tema ainda não foi votado pela diretoria da Anvisa, quer dizer que a decisão continua em aberto.
Para a endocrinologista Rosana Radominski, o didatismo dos rótulos não seria demais. "As embalagens precisam ser mais objetivas. Acho que só assim as pessoas saberiam realmente o que estão comendo."
Na Inglaterra, existe um sistema de "rótulo semáforo", em que os alimentos são sinalizados com cores quando têm altos níveis de gordura, açúcar ou sal.
Produtos com cores verdes ou amarelas são mais saudáveis do que aqueles em que a cor vermelha aparece mais vezes.
No site da Food Standards Agency, órgão do governo que cuida da padronização, há uma cartilha explicativa sobre como entender as informações e aplicá-las na dieta.
"O caso da Inglaterra serve como exemplo. Não acho que isso pode criar um mal-estar no consumidor. É importante que essas informações sejam escancaradas", completa Radominski.


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