São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Em nenhum momento me desesperei ou pensei em desistir'

DA EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE

A carioca Vivian Picolo, 31, mãe de João Antônio, 2, mora há dois meses no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Até março, os dois viviam no Rio. A rotina de Vivian eram as aulas na faculdade de administração e os passeios com o filho no calçadão em Copacabana e na casa de praia dos pais.
Isso até que o menino teve uma leve febre. O avô, que é médico, sugeriu a Vivian que o levasse para um exame, para descartar um possível caso de dengue.
"A médica pediu um exame de sangue, e os linfócitos estavam muito acima do normal." Depois de consultar um oncologista no Rio, no hospital Pronto Baby, o menino foi indicado para o hematologista Vanderson Rocha, do Sírio-Libanês, em São Paulo.
Vivian conta que estabeleceu uma rotina no hospital. "Montamos um aro de basquete, ficamos brincando no corredor, temos sessões de musicoterapia. Ele se acostumou rápido. Às vezes, ele fica irritado, finge que está dormindo quando as enfermeiras entram, porque sabe que vão mexer nele. Mas ele deixa fazer tudo."
João Antônio está internado em uma nova ala do hospital, preparada para pacientes de transplante que, como ele, precisam de cuidados especiais para evitar infecções, já que estão com o sistema imunológico abalado.
O sistema de ar-condicionado não permite que ar do corredor entre em contato com o paciente. As janelas são seladas. "O João nunca pede para sair, mas gosta de ver nossas fotos na praia no computador, de lembrar."
O tratamento requer cuidados redobrados com higiene. O menino mesmo já pede para a avó limpar seus carrinhos se eles caem no chão.
Agora, os dois vão se mudar para um apartamento perto do hospital. Os cuidados contra infecções continuam. "Não vai ser igual ao que era antes. A doença ainda pode voltar. Mas em nenhum momento entrei em desespero. Tenho muita fé."


Texto Anterior: Nova técnica aumenta chances de transplante medular incompatível
Próximo Texto: Plantão Médico - Julio Abramczyk: Viagens aéreas e risco neurológico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.